sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Caspa, um problema!



Quem sofre com a caspa sempre tenta disfarçar, mas aquele pozinho branco sobre a roupa acaba entregando as pessoas que sofrem dessa doença crônica, ou seja, que não tem cura.












Segundo a médica Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o surgimento da caspa pode ser causado por várias coisas, como pré-disposição genética, estresse, ansiedade, depressão, banhos muito quentes e até obesidade.










- Em geral, ela atinge mais os homens. Porém, nas mulheres, com todos esses tratamentos químicos no cabelo, acaba aumentando a incidência da caspa.










Algumas medidas simples, no entanto, podem prevenir o surgimento da doença.










- Lavar o couro cabeludo regularmente e com um xampu adequado, massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, evitar banhos com água quente, e evitar ficar muitas horas de chapéu ou boné ajudam na prevenção.










Outro problema, de acordo com a médica, é lavar de forma errada o cabelo aplicando o condicionador desde a raiz. Segundo Daniela, o condicionador não deve ser aplicado na raiz mesmo nos casos de cabelos secos.










Agora, se você já tem caspa, é preciso cuidar para que ela não piore. Como explica Daniela, existe um fungo que participa do processo de proliferação da caspa. Esse fungo está presente em todo o couro cabeludo e, quando sua quantidade aumenta, a caspa aparece.










Um dos tratamentos mais simples é usar xampus anticaspa. Há várias opções disponíveis no mercado, com preços bastante variados.




A dermatologista explica que a diferença entre um produto barato e outro caro está nos ativos, nas concentrações e nas substâncias que devolvem a maciez ao cabelo.




Em geral, xampus anticaspa muito baratos servem para uma caspa leve e podem ressecar muito o cabelo, já os xampus mais caros resolvem até mesmo o tipo de caspa mais avançada, não ressecando tanto os fios










Mito x Verdade










Nem tudo que se fala sobre a caspa meninas, é verdade. Você sabia, por exemplo, que ela não é contagiosa e que lavar os cabelos todos os dias não irá curá-la? A dermatologista Daniela Nunes falou sobre alguns dos mitos e verdades sobre a caspa, borá lá:










Lavar a cabeça todos os dias melhora a caspa.




Mito: O tratamento da caspa deve ser feito com xampus específicos que combatam a oleosidade e a proliferação dos fungos. Então, usar xampu normal todos os dias não adiantará.










O uso contínuo de xampus específicos para o tratamento da caspa resseca os cabelos.




Verdade: O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Porém, o seu dermatologista irá prescrever a condição ideal de uso de xampus que tratem o seu couro cabeludo sem ressecar os fios. Pode ser indicado até o rodízio de xampus durante a semana.










Cortar os cabelos melhora a caspa.




Mito: Está comprovado que não há relação entre o tamanho do fio de cabelo e a presença de descamação. Dessa forma, cortar ou raspar os cabelos não melhora em nada a caspa, já que ela atinge o couro cabeludo e não os fios.










Caspa não tem cura.




Verdade: Não existe uma medicação que acabe definitivamente com a caspa, mas a doença pode ser mantida sob controle com o uso de certos medicamentos.










A caspa é contagiosa.




Mito: A caspa é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.










Lavar a cabeça com água quente piora a caspa.




Verdade: Altas temperaturas aumentam a oleosidade do couro cabeludo piorando a caspa e favorecendo, por consequência, a queda dos cabelos.










Caspa é sinônimo de falta de higiene.




Mito: A caspa causa produção contínua de sebo, mesmo quando os cabelos são lavados. O necessário é uma orientação correta em relação a xampus específicos a serem usados.










A caspa pode levar à queda de cabelos.




Verdade: A caspa atinge o couro cabeludo e portanto as pessoas atingidas apresentam algum grau de queda. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.










Escova progressiva aumenta a quantidade de caspa.




Mito: Quem nunca teve caspa não vai ter porque fez algum tratamento no cabelo, mas quem tem predisposição pode desenvolver o problema devido a uma escova progressiva sim.









Suco de limão ou de tomate no couro cabeludo são medidas caseiras para se tratar a caspa.




Mito: Não há estudos científicos que comprovem essas técnicas. O suco de limão pode até causar outros problemas se a pessoa não retirá-lo por completo do couro cabeludo, pois o limão em contato com o sol pode gerar queimaduras.sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário